segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Linguagem Corporal na mentira




Certamente nada é mais cotidiano do que mentir, e por outro lado, poucas coisas são tão mal vistas. Mas todos mentimos, não é mesmo?

Em quais situações você avalia que temos uma mentira?

Como reconhecer a linguagem corporal da mentira

Corpo Normalmente o "mentiroso" tende a se retrair ao contar uma mentira, encolhendo braços, pernas e ocupando "pouco espaço".

-Olhos Normalmente o "mentiroso" evita contato visual com o interlocutor. Entretanto algumas vezes as pessoas podem fazer isso para lembrar-se de um fato.

-Rosto - Muitas vezes as pessoas usam as mãos para esconder o rosto, cobrindo a boca ou coçando o nariz ao falar.

- Os movimentos faciais do mentiroso limitam-se a região da boca e não envolvem todo o rosto.

Linguagem Verbal - Aqueles que mentem tendem a colocar pouca ênfase no que estão dizendo, diminuindo a expressividade e a oratória.

- Muitas vezes o mentiroso coloca detalhes na história afim de torná-la convincente, e especialmente porque os silêncios são incômodos para quem está mentindo.

- As mentiras soaram mais naturais se não forem ditas, mas ficarem implícitas na conversa. Se a pessoa não faz uma afirmação, mas a induz, há uma chance que essa conclusão seja falsa.

- O mentiroso tende a usar suas palavras ao responder suas perguntas, por exemplo ao ser perguntado se "Você quebrou o Jarro da sala?" A resposta seria: "Não, não quebrei o jarro da sala".

Emoção - As demonstrações de emoção são mais prolongadas ou curtas que o normal, normalmente há mudanças bruscas de humor.

- Tempos errados entre gestos e falas, por exemplo quando alguém sorri após uma dizer que adorou o presente, mas a um lapso entre o sorriso e a sentença.

Assunto - O mentiroso exibira certo relaxamento se mudarmos de assunto subitamente, uma pessoa dizendo a verdade tende a responder ficando um pouco mais tensa, pois pode não compreender a mudança.

- Responder com humor ou sarcasmo muitas vezes mascara um assunto incomodo.

Lembre-se que esta tabela é apenas indicativa,o contexto é o elemento principal e não devemos avaliar as pessoas por apenas poucos destes sinais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário