segunda-feira, 23 de novembro de 2009

GESTOS E ATITUDES



A figura denota os diversos tipos de linguagem corporal passando uma imagem diferente sobre cada indíviduo ai presente sobre sua personalidade e seu jeito de tratar outras pessoas.

PEQUENOS GESTOS



Linguagem corporal pode ser desmembrada em vários aspectos de grande importância, um dos pontos interessantes dentro deste tema e o fato de poder detectar a verdade, através de gestos e atitudes, não sendo necessário utilizar de equipamentos como o polígrafo, detector de mentiras, pois as pessoas que tem o costume de mentir, apresentam um certo nível de integridade moral, isto demonstra que eles apresentam um nível de culpa por mentir, e automaticamente acaba ocasionando gestos e movimentos que denotam a um mentiroso.
Mas ainda dentro destes aspectos existem algumas exceções, que no caso são os mentirosos costumazes e que não apresentam nenhum dos sintomas descritos anteriormente, muito menos consciência, e sem esse fator não há culpa, e com isso não se tem a liguagem corporal que o entregaria facilmente.
Alguns indícios que denotam a mentira podem ser facilmente destacados como : esconder a boca, coçar o nariz, esfregar o olho e também a orelha, em que a maioria desses indícios subconscientemente o cérebro tenta esconder a mentira e tais pontos levariam a descoberta das mentiras.
Algo que nos chama atenção e que ao se ter a certeza da verdade, a título de curiosidade em que geralmente o juramento à bandeira usa - se a palma aberta. Como evidencia de que a pessoa está contando a verdade, e já os mentirosos em questão escondem a palma das mãos.
Ainda dentro deste tema e possível desdobra - lo no seguinte ponto o "da linguagem corporal X o jogo da sedução" que usa essa linguagem, em que os gestos em questão sempre querem dizer algo a mais, mesmo que a boca fale outra coisa totalmente diferente. Os gestos juntamente com o corpo e capaz de enviar sinais que podem ou não aumentar as chances de conquistas transformando o corpo em um grande aliado desta batalha a da arte da conquista.
Que a linguagem corporal é capaz de dizer muito a respeito de uma pessoa nos já sabiamos, mas ao que tudo indica está linguagem é capaz até de revelar tudo sobre alguém.A linguagem corporal é mais importante do que a verbal, pois mostra o que a pessoa está realmente sentido.
Em pequenos gestos aparecem certos traços da personalidade. São os pequenos detalhes, que geral pensamos que ninguem repara, como aparência, gesto, postura... etc. mas e ai que no enganamos, pois e nos pequenos detalhes que mais chamam a atenção.
http://www.youtube.com/watch?v=MKF5GsHWOBE

Linguagem Corporal na mentira




Certamente nada é mais cotidiano do que mentir, e por outro lado, poucas coisas são tão mal vistas. Mas todos mentimos, não é mesmo?

Em quais situações você avalia que temos uma mentira?

Como reconhecer a linguagem corporal da mentira

Corpo Normalmente o "mentiroso" tende a se retrair ao contar uma mentira, encolhendo braços, pernas e ocupando "pouco espaço".

-Olhos Normalmente o "mentiroso" evita contato visual com o interlocutor. Entretanto algumas vezes as pessoas podem fazer isso para lembrar-se de um fato.

-Rosto - Muitas vezes as pessoas usam as mãos para esconder o rosto, cobrindo a boca ou coçando o nariz ao falar.

- Os movimentos faciais do mentiroso limitam-se a região da boca e não envolvem todo o rosto.

Linguagem Verbal - Aqueles que mentem tendem a colocar pouca ênfase no que estão dizendo, diminuindo a expressividade e a oratória.

- Muitas vezes o mentiroso coloca detalhes na história afim de torná-la convincente, e especialmente porque os silêncios são incômodos para quem está mentindo.

- As mentiras soaram mais naturais se não forem ditas, mas ficarem implícitas na conversa. Se a pessoa não faz uma afirmação, mas a induz, há uma chance que essa conclusão seja falsa.

- O mentiroso tende a usar suas palavras ao responder suas perguntas, por exemplo ao ser perguntado se "Você quebrou o Jarro da sala?" A resposta seria: "Não, não quebrei o jarro da sala".

Emoção - As demonstrações de emoção são mais prolongadas ou curtas que o normal, normalmente há mudanças bruscas de humor.

- Tempos errados entre gestos e falas, por exemplo quando alguém sorri após uma dizer que adorou o presente, mas a um lapso entre o sorriso e a sentença.

Assunto - O mentiroso exibira certo relaxamento se mudarmos de assunto subitamente, uma pessoa dizendo a verdade tende a responder ficando um pouco mais tensa, pois pode não compreender a mudança.

- Responder com humor ou sarcasmo muitas vezes mascara um assunto incomodo.

Lembre-se que esta tabela é apenas indicativa,o contexto é o elemento principal e não devemos avaliar as pessoas por apenas poucos destes sinais.


LINGUAGEM CORPORAL DETECTANDO A MENTIRA...



Até nisso a linguagem corporal nos auxilia de forma positiva da seguinte maneira que é algo extremamente útil saber quando alguém está mentindo para você, sabendo que alguém está mentindo, você pode direcionar questionamentos mais específicos que terminem por lhe trazer mais próximo da verdade.


E você não precisa de um polígrafo para detectar isso, você pode se treinar para “ler” a linguagem corporal do seu interlocutor. Isso acontece porque a imensa maioria das pessoas, que mentem, tem um certo nível de integridade moral, ou seja, elas sentem um certo nível de culpa por mentir, e é esta culpa que provoca os movimentos que caracterizam um mentiroso.

Sim, você ainda poderá ser enganado, alguns mentirosos costumazes não tem consciência, sem consciência não há culpa, sem culpa não há a linguagem corporal que entregue a mentira. Mas ei… se a pessoa é uma mentirosa costumaz, você já deve saber que não pode acreditar nela.

Abaixo os cinco indícios mais comuns de que uma pessoa está mentindo não são infalíveis, mas se detectados indicam que você deve ficar atento.
Escondendo a boca


Este é um dos gestos que os adultos trazem da infância quando se trata de mentira. A mão cobre a boca, e o dedão pressiona a bochecha. Podem ser apenas alguns poucos dedos sobre a boca, ou até mesmo o pulso. Aparentemente o cérebro, subconscientemente está tentando esconder a mentira. Muitas pessoas tentam disfarçar o ato de esconder a boca uma tosse. Se a pessoa cobre a boca enquanto você está falando, pode indicar que ela acha que você está mentindo.

Coçar o nariz

Em essência, o toque no nariz é uma versão sofisticada do ato de esconder a boca. Podem ser várias coçadas rápidas logo abaixo do nariz ou um rápido e quase imperceptível toque. Uma explicação para este movimento é que a mão está se movendo em direção á boca, e uma tentativa de ser menos óbvio faz com que ela seja puxada do nariz para a boca. Lembre-se que isso ocorre em um nível subconsciente. Se a pessoa tem mesmo uma coceira no nariz, ela irá, normalmente e deliberadamente coçar ou azunhar e não apenas fazer um toque rápido. Tal como o ato de esconder a boca, se isso acontecer quando você está falando a pessoa com quem você está falando está achando que você está mentindo.

Esfregar o olho

Este gesto tenta bloquear a mentira que a pessoa vê, ou para evitar ter de olhar no olho da pessoa para quem está mentindo. Homens normalmente esfregam os olhos de maneira vigorosa ou, se a mentira é grande, eles desviam o olhar. As mulheres geralmente passam o dedo gentilmente sob a pálpebra (para não borrar a maquilagem). Lembre-se, mentirosos não olha nos olhos quando mentem. Eles gentilmente desviam o olhar instantes antes de mentir, ou fixam o foco atrás de você (a pessoa está olhando para você, mas o olhar parece perdido).

Azunhar o pescoço com o dedo indicador da mão com que a pessoa escreve logo abaixo do lóbulo da orelha. Geralmente serão alguns poucos arranhões rápidos. Este é muito provavelmente um gesto de dúvida ou incerteza, característico de pessoas que pensam, “eu não estou certo disso”. Ele geralmente vem acompanhando uma contradição á linguagem verbal, como quando a pessoa diz: “eu entendo o que você está sentindo” enquanto azunha o pescoço.

Esfregar a orelha

Esta é a versão adulta do gesto em que a criança tampa os dois ouvidos com as mãos para não escutar nada. Esse movimento inclui esfregar a parte detrás da orelha, puxar o seu lóbulo, ou até mesmo dobrá-la. Se o seu interlocutor fizer qualquer destas enquanto fala, é uma indicação de mentira. O último sinal, se usado enquanto você fala, quer dizer que ele não apenas acha que você está mentindo, como ele considera ter atingido o limite.

Outros indicadores

Mudanças no tom de voz.

Mudança na velocidade da fala.

Travas no diálogo com o uso excessivo de pausas e comentários como “hmmm”, “hã” ou “você sabe”, ou ainda limpar a garganta.

Virar o corpo para longe de você, mesmo que levemente.

De repente começar a mostrar a parte branca dos olhos acima ou abaixo das pupilas, não apenas dos lados.

Movimentos nervosos com os pés ou pernas.

Brincar com as próprias roupas, como arrancar linhas soltas ou alisar dobras.

Discrepâncias entre o que se diz a a linguagem corporal, por exemplo, dizer “não” e balançar a cabeça para frente e para trás (como se tivesse dizendo sim).

As pupilas de quem esta mentindo podem dilatar.

Quando alguém está mentindo, sorri menos que o habitual.

Também costuma a encolher mais os ombros.

Engolir em seco.

Esfregar as sobrancelhas.

Cruzar e descruzar as pernas.

Brincar com os cabelos.

Suor escorrendo da sobrancelha, caso não seja um dia quente.

Dizer “não” com muita freqüência

Negação continua de algum tipo de acusação.

Ser extremamente defensivo.

Prover mais informações e especificidades do que o a pergunta requeria.

Inconsistências no que está dizendo.

Satisfação, mas de maneira ofensiva.

Procurar usar uma barreira entre si e o interlocutor, tal como uma cadeira ou uma mesa.

Calma incomum.

Evitar tocar a esposa durante conversações.

Ficar hesitante, caso não o seja habitualmente.

Ficar em uma posição excessivamente relaxada, largada.

Excesso de rigidez e aumento de tiques nervosos.

Movimentos pouco naturais ou limitados das mãos e dos braços.

Elevar os ombros em sinal de descaso.

Não apontar.

Flutuações pouco usuais na forma de falar, na escolha das palavras e na estrutura das sentenças.

Não usar pronomes enquanto fala.



LINGUAGEM CORPORAL X O RITUAL DE SEDUÇÃO


Pouca gente sabe, mas o corpo é um grande aliado na hora da paquera. Inconscientemente, ele emite sinais que indicam as chances de conquista durante o ritual de sedução.


Confira alguns dos gestos e movimentos e o que eles querem dizer:

*Quero chamar a atenção:

• Estufar o peito

• Gesticular exageradamente

• Balançar o corpo

• Rir muito e alto

• Deixar objetos de valor a mostra

*Estou interessado

• Olhar por mais de três segundos

• Sorrir, mostrando ou não os dentes

• Jogar a cabeça para trás, geralmente quando sorri

• Ajeitar os cabelos

• Inclinar o corpo em direção a pessoa

*Sinto atração por você

• Não deixar que a distância entre os corpos seja superior a 1 metro

• Não permitir que os intervalos de silêncio ultrapassem mais de 3 segundos

• Permitir que seja tocado nos braços e nos ombros várias vezes e retribuir

• Imitar os gestos da pessoa

• Não desviar o olhar


LINGUAGEM CORPORAL REVELA TRAÇOS DA PERSONALIDADE...

A LINGUAGEM CORPORAL É CAPAZ DE REVELAR TUDO SOBRE UMA PESSO. A COMEÇAR PELOS DETALHES, QUE A GENTE PENSA QUE NINGUÉM REPARA QUANDO ESTAMOS ANDANDO POR AÍ, TRABALHANDO OU PARTICIPANDO DE UM EVENTO EM PÚBLICO: APARÊNCIA, GESTOS, POSTURA, A MANEIRA COMO SE MOVIMENTA, O OLHAR E O SEMBLANTE.

charge!!!!