quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OS BICHOS TAMBÉM SE COMUNICAM


Os bichos tambem tem sentimentos, carências e, na maioria das vezes, não tem respostas para suas necessidades. Os animais desenvolveram um complexo sistema para se comunicar: a linguagem corporal. Com certas posturas, expressões faciais e vocalizações, eles se comunicam. O não entendimento dessa forma de expressão por parte do homem muitas vezes dificulta o convi­vio com o animal. O latido tem inúmeros significados. Há¡ raças que originalmente não latem ou latem em ocasiões raras. Basenji, chow chow, akita, rottweiler, golden retriever são alguns cães mais silenciosos. Já os chiuauas, poodles, shnauzers, beagles, pinshers e cockers latem por qualquer motivo e os donos devem interpretá-los. Com a convivência, isto se afina. Ao aprender esta linguagem, observando as posturas e expressões de nossos amigo peludos, estamos a um passo de uma melhor comunicão e mais próximos de descobrir e até solucionar problemas comportamentais , explica o adestrador Nilton Lima. Uma cauda que balança nem sempre são convite para um agrado ou brincadeira. Deve-se tomar cuidado e observar a maneira como o animal está mexendo a cauda e principalmente o conjunto, seu corpo todo. No caso dos gatos, a linguagem corporal se expressa através de mais de 60 gestos. Dentre eles, o balançar da cabeça, a posição da cauda e orelhas, além de movimentos faciais. Os mais obvios são o arqueamento do corpo para parecer maior frente ao inimigo; o arqueamento do dorso para adquirir um aspecto apavorante, e o ato de esfregar-se nas pernas dos seus proprietários para obter comida ou carinho. Quando o gato ronrona ou balança sua cauda, ele está manifestando algum desejo ou necessidade própria. Os bichos não sabem esconder nada, nem seu amor, nem sua contrariedade. E muito mais fácil o dono aprender a entender e usar a linguagem deles do que eles a dos donos. Para ajudar GATOS MIADOS - Usados para pedir, cumprimentar, reclamar e chamar a atenção. Um miado curto geralmente significa cumprimento; miados mais longos são sinal de reclamações e pedidos. BRINCAR - Cauda ereta ou enrolada no corpo e corpo agachado.Cauda ereta também demonstra carinho. NERVOSO - Cauda balançando e corpo na defensiva. ASSUSTADO - Costas arqueadas para cima e pêlos erissados. CARINHOSO - Deita de barriga pra cima, esperando carinho e mordendo, de forma suave, a mão que o toca. Em geral, fecha os olhos e ronrona forte. FOME - Fica sentado, mantém o rabo abaixado e mia triste. CÃES AGRESSIVIDADE - Orelhas para trás, olhar fixo, boca aberta, dentes expostos e rosnado ameaçador. ANSIEDADE - Orelhas para cima, olhos ligeiramente fechados, corpo tenso e cauda abaixada. CAÇA - Pode se referir a um brinquedo, a uma comida ou ao seu chinelo favorito. As orelhas apontam para a frente, olhar alerta, pernas curvadas e prontas para correr. MEDO - Orelhas murchas, para trás, o cão desvia o olhar. O corpo tenso, em posição submissa, e cauda, entre as pernas. DOMINANTE- O cão dominante não necessariamente o maior, mas o mais justo e o que possui liderança nata. Olhar penetrante, boca fechada ou ligeiramente aberta e orelhas eretas. SUBMISSO - Orelhas abaixadas, quase coladas na cabeça, olhos quase fechados, cauda baixa e corpo deitado, aceitando a dominância de outros cães.

LÍNGUAGEM CORPORAL NA DANÇA

Quando dançamos espotaneamente permitimos que o corpo, através do seu próprio ritmo, dê vazão as emoções e aguce nossa capacidade expressiva. Corpo, mente, sentimentos, gestos e posturas são aspectos interdependentes de uma mesma individualidade.